Editora Universidade de Brasília - EDU

Notícias Editora UnB

12/12/2017 - EDITORA UNB VAI PUBLICAR OBRA DE GONZALES ROJAS

A Editora Universidade de Brasília firmou convênio com a Embaixada do Chile para publicação da “Antologia Poética”, do consagrado poeta e professor chileno Gonzalo Rojas (1916-2011), pertencente à chamada “Geração de 1938”.

Traduzida pelo jornalista Eric Nepomuceno, a obra será publicada em comemoração aos 100 anos do poeta. Esta será a primeira tradução da obra de Gonzalo Rojas no Brasil e será patrocinada pela Embaixada do Chile no Brasil e pela Fundação Gonzalo Rojas, editada e produzida pela Editora UnB.

Gonzalo Rojas é considerado um dos intelectuais chilenos mais influentes das últimas décadas; possui uma vasta literatura ensaística e crítica. Seu primeiro livro, “La miseria del hombre”  (1948), já marca seu compromisso social  que vai acompanhá-lo em sua trajetória  Por causa do golpe de Estado de 1973, o autor teve que sofrer um longo exílio. É desta época, o poema “Cifrado em octubre”, dedicado à morte do dirigente do Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR), Miguel Enriquez, no qual expressa sua dor sobre aqueles tempos sombrios: "Son los peores días, los más amargos, aquéllos/ sobre los cuales no querremos volver".

O Convênio foi assinado pela diretora da Editora UnB, Germana Henriques, pelo embaixador do Chile, Jaime Gazmuri, e pelo tradutor Eric Nepomuceno. A assinatura do convênio foi acompanhada pela reitora da UnB Márcia Abrahão.

Visita Embaixada do Chile

10/12/2017 - PROMOÇÃO DE LIVROS

Durante o mês de dezembro, a Editora UnB oferece 50% de desconto nos livros publicados em 2016 e 2017.A promoção conta com livros em diversas áreas do conhecimento e está oferecida apenas nas lojas no campus da UnB e na 406 Norte.

Aproveite e garanta bons livros para os presentes de Natal! No período das férias acadêmicas as livrarias funcionarão no horário de 8h às 18h.

06/12/2017 - POÉTICAS DO CORPO: INSTANTES EM CENA

O Coletivo Teatro do Instante reúne no livro “Poéticas do Corpo: Instantes em cena”
textos em torno dos processos de criação cênica abarcados na trajetória artística e de pesquisa do grupo

Poéticas do CorpoA coletânea organizada por Alice Stefânia Curi, Mônica Mello e Rita de Almeida Castro reúne um conjunto de artigos que tem como eixo a questão instigante do trabalho de ator. Traz também um recorte da trajetória artística e de pesquisa do Coletivo Teatro do Instante, criado em 2009 e que agrega pesquisadores de diversas áreas em torno de processos de criação cênica, dentre eles, professores, alunos e ex-alunos do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília.

O grupo, desde sua criação, tem como foco exercitar a interdisciplinaridade entre artes do corpo e da cena, literatura, música e novas tecnologias e suas repercussões no campo da formação do ator. Nos desafios de investigação do coletivo estão incluídos processos criativos em poéticas atoriais para a cena, performances e vídeos observados e gestados em rotinas de treinamento, experimentações, trocas, cursos e criação artísticas, respeitando e acolhendo singularidades.

De acordo com as organizadoras dessa significativa obra, algumas estratégias – para proporcionar esses campos experienciais – “tem sido buscadas como dispositivos de exploração sensorial, da memória e da imaginação; criação de imagens poéticas; ficções entre o real e ficcional; dramaturgias não lineares; simultaneidades cênicas; ambientes imersivos e espaços não convencionais”.

Os artigos que compõem essa coletânea, que também é ilustrada com belas fotos, são estimulantes à reflexão dos diferentes aspectos do trabalho atorial, proporcionando, ainda segundo as organizadoras, “uma viagem pelo território da cena, seja no que tange a seu processo de criação, à preparação do ator, seja no que tange a detalhes da encenação, transitando por questões teóricas e vivenciais”.

Texto: (Inês Ulhôa – Editora UnB)

06/12/2017 - LANÇAMENTO DO LIVRO “O DIVINO É AMOR”

Divino é o AmorO livro é uma coletânea das palestras e ensinamentos diários que Mataji proferiu aos devotos da Maha Yoga. Conta emocionantes histórias com profundos ensinamentos da mais alta escala espiritual e esclarece dúvidas que afligem a humanidade como: "Quem somos?"; "Qual é o sentido da vida?"; "Como ser feliz?"; "Como falar com Deus?". Ela explica sobre meditação como nunca foi abordado antes: um verdadeiro caminho na busca da paz e da felicidade tão almejadas.

De acordo com a autora, “atualmente vivemos ansiosos, com dúvidas e inseguranças”. Para ela, “já somos o Ser Divino e precisamos apenas acordar essa consciência. Cada capítulo ensina como nos conectar com nossa essência divina, como amar de forma universal, a arte de viver com simplicidade, de colocar Deus em primeiro lugar, de orar, de amar os animais e de semear a paz”. É um livro de linguagem simples e acessível, como a linguagem do amor.

Sobre a autora: Mataji recebeu a Upadesa (iniciação silenciosa) de Sri Ramana Maharshi e dedicou-se desde muito jovem ao trabalho de divulgação dos ensinamentos da Maha Yoga, ao lado do Mestre Sri Maha Krishna Swami. Em suas inúmeras viagens à India, esteve com grandes Mestres contemporâneos como Dadaji JP Vaswani, Sathya Sai Baba, Swami Tilak.  Agora ela compartilha toda essa vivência em seu mais novo livro: O DIVINO É AMOR.

Texto: (Inês Ulhôa – Editora UnB)

© 2017 Editora Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.