A Editora Universidade de Brasília (EDU) foi criada em 1962, como órgão complementar na estrutura organizacional da UnB, com o objetivo de editar e divulgar a produção científica e cultural não só dos membros da Universidade, como também de relevantes pensadores nacionais e internacionais. Sua missão institucional é difundir a cultura, o ensino, a pesquisa e a extensão em seu meio acadêmico e fora dele.
Nessas décadas de existência, tem se destacado no cenário editorial nacional, principalmente com a publicação de obras clássicas e de referência em diversas áreas, sobretudo as de Relações Internacionais, Ciências Sociais e Ciência Política, dentre as quais se destacam obras de Maquiavel, Hegel, Max Weber e Norberto Bobbio.
Também fazem parte do seu catálogo obras de divulgação da produção científica, tecnológica e cultural, tanto da própria Universidade de Brasília quanto de outras instituições de ensino superior, o que corrobora o papel fundamental da EDU na divulgação do conhecimento e fomento à publicação.
As linhas editoriais têm se desenvolvido em várias frentes, com séries e coleções voltadas para públicos específicos ou para necessidades da própria comunidade acadêmica, a exemplo da série Ensino de graduação, da coleção Brasília e da coleção Clássicos gregos.
O catálogo divulga parte do rico acervo da Editora, cujas obras podem ser adquiridas nas duas lojas físicas, na loja virtual e também por intermédio de ampla rede nacional de distribuidores.
Historicamente, a EDU exerce, ao mesmo tempo, um papel de instituição pública e privada. Atua como uma empresa privada ao ser responsável pela fabricação e comercialização de livros e também se configura como um órgão público vinculado à Universidade de Brasília com a missão de difundir a cultura, o ensino, a pesquisa e a extensão.
São atribuições da Editora Universidade de Brasília, de acordo com seu Regimento Interno:
I – Editar ou promover a edição de obras de patrimônio cultural e científico da humanidade.
II – Editar ou promover a edição de obras de autores nacionais ou estrangeiros de elevado valor cultural, artístico e/ou científico.
III – Estimular e apoiar a edição de textos para o ensino universitário, especialmente em áreas carentes de textos atualizados.
IV – Editar e promover a edição da produção científica, cultural e tecnológica da própria Universidade, de acordo com o programa e critérios editoriais estabelecidos pela Editora.
V – Dar apoio técnico à publicação de material de ensino, pesquisa e extensão e assessorar ou prestar serviços aos demais órgãos da Universidade.
VI – Realizar parcerias visando à coedição de obras e prestar serviços em assuntos de sua competência e interesse.
VII – Promover e gerenciar a distribuição e a comercialização de suas obras.